HISTÓRIA DO BOLICHE
O esporte favorito de Fred Flinstone, talvez seja tão antigo quanto à roda. Os homens das cavernas começaram, utilizando ossos como pinos.
Com o passar do tempo, houve variações em diferentes partes do mundo. Polinésios utilizavam pequenas bolas de pedras e discos planos em um jogo chamado Ula Maika. Nos dias de Caesar, habitantes das regiões alpinas, jogavam algo semelhante ao atual jogo italiano Boccie. No Terceiro e Quarto séculos, inclusive havia crenças de quanto mais pinos sobravam em pé, mais pecadora seria a pessoa, sendo um strike medida para considerá-la uma vida santa.
Diversos reis se divertiam com a prática do boliche. Edward III reclamava que seus súditos passavam mais tempo jogando boliche do que praticando arco e flecha. Um dos primeiros fãs do boliche foi Sir Francis Drake. Conta-se uma vez, enquanto o Exército Espanhol preparava-se para atacá-los, Drake e seus oficiais insistiam em terminar uma partida de boliche antes.
Em 1626, veio para a América, com os Holandeses, um pseudojogo de boliche, com 9 pinos, que tornou-se muito popular com a população. Conta-se que tanta gente jogava, chegando a negligenciar seu trabalho, que as autoridades públicas o proibiram. Então, foi criado o boliche de 10 pinos. Historiadores definem o inicio do boliche moderno entre 1820 e 1830.
Em 1895, a ABC - American Bowling Congress, organizou-se para criar regras e especificações especiais para o esporte, incluindo padrões para bola, pinos, pistas e todo o equipamento. Os centros de boliche modernos estouraram na década de 30, com cores brilhantes, e design atrativo. Mulheres também foram atraídas, e em 1916, surgiu o Congresso Nacional de Boliche Feminino. Em 1936, cansado de esperar alguém levantar seus pinos a cada strike, Fred Schmidt inventou uma máquina que armava os pinos automaticamente levando à tecnologia de ponta que Imply domina no século XXI.

 

O JOGO

O boliche pode ser praticado por pessoas de todas as idades, não importando o peso e a altura.

Pode-se jogar boliche tanto como lazer, entre amigos e familiares, como esporte em grandes competições nacionais e internacionais, podendo ser jogado durante toda a vida, sempre com a possibilidade de obter bons resultados.

O andar correto sobre o "approach", juntamente com o arremesso da bola, é visto como um dos mais perfeitos e bonitos movimentos atléticos.

 

OBJETIVO

O Boliche tem por finalidade arremessar uma bola sobre uma pista para atingir 10 pinos dispostos numa formação triangular.Uma partida ou uma "linha" consiste de dez jogadas ("frames"), sendo que em cada delas o jogador tem direito a dois arremessos no máximo, para derrubar todos os pinos. No caso de derrubar todos os dez pinos na primeira jogada ("strike") não deve jogar a segunda bola.

 

APPROACH (ÁREA DE ARREMESSO)

Antes do início da pista existe uma área denominada "approach" (chegada), com espaço suficiente para que o jogador dê alguns passos e arremesse a bola.

Atenção: Quando estiver se preparando para jogar, antes de subir no "approach" observe as pistas próximas, tanto à sua esquerda como à sua direita. Nunca saia junto com o vizinho de pista pois isso atrapalha a concentração de ambos.

Somente o jogador da vez é quem deve ficar no "approach".

Evite demorar para arremessar a bola, pois isso prejudica a pegada ("grip") nos furos em razão do suor nos dedos, além de atrasar as jogadas dos outros jogadores.

Jamais leve bebida ou comida ao "approach", pois qualquer sujeira poderá causar um acidente.

Na prática é comum denominar "approach" o conjunto dos movimentos do jogador desde sua entrada na pista, seu posicionamento e concentração, sua maneira de segurar e arremessar a bola até que ela chegue aos pinos.

Para se conseguir um "approach" correto e seguro necessita-se de treinamento contínuo, de preferência acompanhado de um instrutor. Dessa maneira adquiri-se a regularidade e confiança necessárias para executar todos os movimentos de forma automática e inalterável.

No início de treinamento é muito raro conseguir resultados expressivos, por isso não se incomode com um pontuação baixa, insista no seu aprendizado que certamente sua média irá aumentar consideravelmente.

 

PISTA

A pista de madeira ou sintética possui 19,17m de comprimento por 1,05m de largura.

Diariamente aplica-se sobre a pista um óleo de fabricação especial, conforme especificações técnicas, que, além de protege-la, cria dificuldades no arremesso.

Atualmente, a maioria dos boliches está mudando para pistas sintéticas, muito parecidas com a fórmica colocada sobre um aglomerado de madeira. Esse material de 1 polegada de espessura, foi desenvolvido e aperfeiçoado pelos maiores fabricantes de boliche do mundo.

Provavelmente, você já ouviu algum praticante de boliche dizer algo sobre "leitura da pista". Isso significa que, dada a experiência do jogador, ele consegue achar o ponto de saída e a seta mais convenientes para arremessar a bola, após algumas jogadas. Essas variações (saída e seta) dependem, basicamente, das condições da pista e a forma como foi passado o óleo protetor ("short", "medium" ou "long").

Antes de iniciar-se um torneio ou campeonato os organizadores autorizam um "bate-bola" (arremessos sem a contagem dos pontos) para leitura da pista e aquecimento dos jogadores. Estes, por sua vez, fazem arremessos não só visando a saída e seta corretas para um "strike" mas também para atingir os pinos 7 e 10 o que ajuda no fechamento de "spare".

 

PINOS

Cada um dos 10 pinos tem aproximadamente 50 cm de altura, 20 cm de diâmetro na metade de sua altura e 7 cm na sua base, pesando cerca de 1,5kg. São torneados e recebem uma capa plástica de 3mm para proteção, sendo balanceados de acordo com as regras da FIQ que exige um mínimo de 1.531 gramas até 1.645 gramas de peso.

Existe uma distância média de 30,5 cm entre o centro de um pino e outro.

 

BOLAS

São fabricadas com variados materiais, tais como: borracha dura, poliuretano, poliéster, etc. Pesam entre 6 e 16 libras no máximo (2,72kg e 7,25kg), não devem ter mais que 27 polegadas (aproximadamente 22 cm) de diâmetro.

 

COMO ESCOLHER

No boliche de sua preferência vá até a prateleira de bolas e procure por uma que lhe seja mais confortável possível, nem muito leve (normalmente destinada às crianças e mulheres) nem muito pesada (indicada para quando estiver mais familiarizado com o jogo).

Se você observar bem verá que toda "house ball" (bola fornecida pelo boliche) tem um número que indica o seu peso (em libras) para auxiliar a sua escolha.

Experimente algumas bolas com pesos diferentes até achar a mais adequada ao seu estilo.

 

Número

( Peso/Libras )

Peso Aproximado

( em Kg )

Outra

Codificação

Para pessoas com

peso próximo de:

6 e 7

2,72 Kg e 3,17 Kg

L = Leve

30 Kg

8 e 9

3,62 Kg e 4,08 Kg

 

M = Média

40 Kg

10 e 11

4,53 Kg e 4,98 Kg

50 Kg

12 e 13

5,44 Kg e 5,89 Kg

60 Kg

14 e 15

6,34 Kg e 6,80 Kg

P = Pesada

 

70 Kg

16

7,25 Kg

80 Kg ou +

COMO SEGURAR

A maneira correta para uma pegada firme e confortável é introduzir o polegar no furo maior da bola e os dedos médio e anular nos outros dois furos da bola.

Segure-a de forma correta: nem tão forte que fará com que a levante demais, nem tão fraco a ponto de soltá-la antes do ponto ideal. Para evitar esse problema, procure por bolas que tenham o tamanho dos buracos bem ajustados aos seus dedos, nem muito apertados a ponto de dificultarem a saída deles, nem tampouco muito largos pois certamente a bola irá cair de sua mão no primeiro movimento. Depois de introduzir os três dedos na bola, a palma da mão deverá "repousar" ela para indicar a melhor escolha.

Pegue a bola com as duas mãos (*) e, se tiver que aguardar um pouco a sua vez de jogar, segure-a no braço esquerdo caso seja destro ou no direito caso seja canhoto, assim você não cansa o braço de arremesso e evita que seus dedos fiquem suados.

(*) Atenção: ao retirar a bola da máquina de devolução segure-a de forma ao não deixar seus dedos expostos ao choque com outra bola eventualmente devolvida.

 

SAPATOS

Não se joga boliche com qualquer calçado, por isso o controle do local escolhido sempre tem sapatos especiais para fornecer aos seus clientes. Eles tem solas de couro liso e um salto especial que não deixa marcas no "approach".

Você pode comprar seus próprios sapatos de boliche. Fabricados especialmente para esse esporte, eles possuem a sola do pé esquerdo inteiramente de couro para deslizar melhor quando se aproximar da linha de falta, já a do pé direito tem apenas a ponta de couro, sendo o restante de borracha para tracionar o pé no início do movimento. Fique atento nesse detalhe pois os sapatos dos canhotos têm o formato da sola invertido.

Entre os acessórios para o boliche há escovas de aço para limpeza da sola do sapato e pós especiais que facilitam o deslize no "approach". Em alguns campeonatos ou torneios o uso de determinados acessórios e produtos são proibidos.

 

REGRAS BÁSICAS

 

1.ª Regra - DEFINIÇÃO DO JOGO

O jogo de boliche consiste de dez frames. Um jogador tem direito a duas bolas em cada um dos nove primeiros frames, a menos que um strike seja marcado. No décimo frame, o jogador tem direito a três bolas caso um strike ou um spare sejam marcados. Cada jogador completará seus frames seguindo-se a sequência normal.

Um lançamento legal acontece quando o jogador solta a bola e essa atravessa a linha de falta e percorre a área de jogo. Todo lançamento é válido, a menos que se marque uma bola morta. O lançamento deverá ser feito apenas com as mãos. Nenhum dispositivo que se desprenda ou que se mova pode ser incorporado à bola.

 

2.ª Regra - CONTAGEM DOS PONTOS

Exceto quando um strike for feito, o número de pinos derrubados no primeiro lançamento do jogador deverá ser marcado no canto superior esquerdo do quadrado correspondente a cada frame, e o número de pinos derrubados em seu segundo lançamento deverá ser marcado no canto superior direito do quadrado correspondente àquele mesmo frame. Se nenhum pino for derrubado na segunda bola, o espaço referente àquele lançamento deverá ser preenchido com (-). A anotação dos dois lançamentos deverá ser feita imediatamente.

Exemplo:

 

Frame

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Pinos

 

 

Derrubados

 

X

 

 

X

 

 

X

 

 

7

 

2

 

8

 

/

 

F

 

9

 

X

 

 

7

 

/

 

9

 

-

 

X

 

X

 

8

Pontos

30

57

76

85

95

104

124

143

152

180

 

3.ª Regra - STRIKE  

Um strike é marcado quando todos os pinos são derrubados no primeiro lançamento do frame. O strike é anotado com um (X) no canto esquerdo superior do quadrado correspondente ao frame em que todos os pinos foram derrubados. Conta-se para um strike dez pontos mais o número de pinos derrubados nas duas próximas bolas.

 

4.ª Regra - DUPLO

Dois strike consecutivos são um duplo. Conta-se para um duplo vinte pontos mais o número de pontos do primeiro lançamento feito após o segundo strike.

 

5.ª Regra - TRIPLO

Três strikes consecutivos são um triplo. Se conta para o primeiro strike trinta pontos. O máximo de pontos possíveis num jogo de boliche é trezentos (300), e para isso são necessários doze (12) strikes consecutivos.

 

6.ª Regra - SPARE

O spare acontece quando os pinos que não foram derrubados no primeiro lançamento são derrubados no segundo arremesso do mesmo frame. O spare é marcado com um (/) no lado direito superior do quadrado referente àquele frame. A conta para um spare é de dez (10) pontos mais os pontos do próximo lançamento.

 

7.ª Regra - ERRO

O erro acontece quando após os dois lançamentos do frame os dez pinos não forem derrubados, a não ser que os pinos que ficaram de pé formem um split.

 

8.ª Regra - SPLIT

O split é o conjunto de pinos que restaram de pé após o primeiro lançamento do frame, sempre que o pino 1 tenha sido derrubado e:

- pelo menos um pino tenha caído entre dois pinos que ficaram de pé. Exemplo: 7-9/3-10.

- pelo menos um pino tenha sido derrubado imediatamente à frente de dois ou mais pinos que tenham ficado em pé. Exemplo: 5-6.

OBS: Um split é identificado geralmente por um círculo ou quadrado em volta do resultado da primeira bola.

 

9.ª Regra - ANDAMENTO DO JOGO

Um jogo deve ser jogado em duas pistas (um par), uma imediatamente ao lado da outra. Os jogadores que competem nas equipes, trios, duplas e individuais, devem jogar um frame em uma pista e, no frame seguinte, alternar para a outra pista, jogando ao final da partida cinco (5) frames em cada pista.

OBS: No formato BAKER, os jogadores das equipes, tercetos, duplas e individuais, sucessivamente e em ordem regular, jogam e completam consecutivamente os frames dentro de um mesmo jogo. Os times devem alternar as pistas dentro do par depois de dez frames.

 

10.ª Regra - ORDEM DOS JOGADORES

Um ou mais jogadores podem estar anotados em um par de pistas. Depois que se tenha começado a jogar uma série, não poderá haver alterações na ordem da pista, exceto substituições de acordo com as regras.

 

Fotos tiradas do Site Guia Olimpia, grande parceira do H2a Bar e Boliche.
  Site Map